Portfólio Literário
Encontre aqui materiais sobre escritores e escritoras indígenas elaborados pela turma de 2022.
Aurita
Tabajara
Neta de Francisca Gomes e Antônia Portela, Francisca Aurilene Gomes nasceu em 1980 no interior do Ceará. Assina suas obras literárias como Auritha, nome ancestral herdado. Cresceu ouvindo histórias contadas por sua avó, sua maior inspiração, e escreve desde então. Hoje, mora em São Paulo e além
de escritora e poeta, ela também é terapeuta holística, contadora de histórias indígenas e palestrante. Auritha é a primeira mulher indígena a publicar livros em literatura de cordel no Brasil.
Cristino Wapichana
Yaguarê Yamã
Yaguarê Yamã nasceu no ano de 1973 em uma aldeia chamada Novo Horizonte Yãbetue'y, no Paraná Urariá, um rio localizado no município de Nova Olinda do Norte, Amazonas. Além de geógrafo, Yaguarê Yamã também é artista plástico, professor, ativista indígena e escritor, possuindo mais de trinta obras publicadas. Também faz parte do povo Maraguá por parte de mãe e do povo Sateré-Mawé (ou Mawé), por parte de pai.
Aline
Pachamama
Aline do Carmo Rochedo, conhecida também como Aline Rochedo Pachamama, é ilustradora, educadora, editora, compositora e escritora. Tem larga atuação no Brasil e no exterior em ações a favor das causas do povo indígena. É dirigente do selo Pachamama Editora, dedicado à publicação de obras de mulheres indígenas.