Portfólio Literário
Portfólio de literatura indígena brasileira contemporânea
Conheça escritores e escritoras indígenas do Brasil
Sobre o Portfólio de literatura indígena brasileira contemporânea
Uma produção coletiva compartilhando o conhecimento produzido no ensino superior público
Este site reúne o portfólio de escritoras e escritores indígenas do Brasil construído pela turma do 8º. semestre (2021) do curso de Licenciatura em Letras-Português do Instituto Federal de São Paulo, campus Cubatão. Nosso objetivo é compartilhar os estudos feitos pela turma ao longo do semestre e possibilitar que mais pessoas conheçam as literaturas indígenas produzidas contemporaneamente no Brasil, além de inspirar professores e professoras a levar mais de suas obras para a sala de aula.
Portfólio
Clique em "baixar" para conhecer melhor os/as artistas, suas obras e sugestões para seu ensino em sala de aula
Graça Graúna
Povo Potiguara
Graça Graúna é escritora, poetisa, crítica literária e pesquisadora. Nasceu em 1948, no Rio Grande do Norte. Graduou-se na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mesmo local onde fez seu mestrado e doutorado em Letras. Seu pós-doutorado foi realizado na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). É professora adjunta na Universidade de Pernambuco (UPE) no campus Garanhuns.
Davi Kopenawa
Povo Yanomami
Nasceu em 1956 em Rio Alto Tootobi, Amazonas, Brasil. O local de nascimento faz fronteira com a Venezuela. Atuou na Fundação Nacional do Índio (Funai) por muitos anos. Teve várias experiências como mediador para traduzir a língua indígena para as equipes médicas que visitavam as comunidades Yanomamis. Sua obra mais famosa é o livro A queda do céu, escrito com o antropólogo Bruce Albert.
Olívio Jekupé
Povo Guarani Nhandeva
Olívio Jekupé, nascido em 1965, é originário do povo Guarani Nhandeva, no Paraná. Atualmente vive junto aos Guarani Mbya na aldeia Krukutu, localizada na região de Parelheiros, São Paulo. Tem diversos livros publicados por editoras brasileiras e traduzidos no exterior.
Julie Dorrico, Vãngri Kaingáng e Davi Kopenawa
Povos Macuxi, Kaingáng e Yanomami
Julie Dorrico é autora de importantes obras sobre literatura indígena contemporânea. Defende produções autorais indígenas como sendo as verdadeiras raízes do Brasil. Vãngri Kaingáng é uma ativista, educadora e líder indígena do povo Kaingáng. Publicou vários livros sobre arte indígena e atua como arte-escritora e ilustradora. Davi Kopenawa é xamã e porta-voz dos indígenas Yanomami do Brasil.